Experiências no X -TUDO


Para a incrementação de aulas de ciências a utilização de experiências tende a estimular nos alunos a capacidade de perceber que teoria e prática estão intimamente ligadas e podem ser frequentemente encontradas durante o dia a dia.
o blog "Mundo das Ciências" indica o site EXPERIÊNCIAS do programa X-TUDO da TV Cultura.

Ciências para crianças

Assista a esse vídeo que mostra como fazer algumas experiências para tornar a disciplina ciências mais interessante para as cianças.

O que é Ciência?




Antes de responder a esta pergunta, vamos ver o sentido mais amplo da palavra Ciência.
Ciência se origina do Latim scientia, que significa, conhecimento. Então, ciências refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática, ou pode referir-se a um sistema de adquirir conhecimento, baseado no método cientifico.

O que é ciência afinal?

Durante muito tempo o homem iniciou uma jornada em busca do conhecimento para buscar possíveis respostas a certas questões referentes a problemas do seu dia-a-dia. Algumas destas respostas eram, muitas vezes, explicadas de forma mística à medida que utilizavam a mitologia para explica-las. Quando o homem passou a questionar estas respostas e a buscar explicações mais plausíveis, por meio da razão, excluindo suas emoções e suas crenças religiosas, passou-se a obter respostas mais realistas que, demonstradas, muitas vezes ingenuinamente, se aproximavam mais da realidade das pessoas e por isto, talvez, passaram a ser bem aceitas pela sociedade. Podemos dizer que essa nova forma de pensar do homem foi que criou a possibilidade do surgimento da idéia de ciência e que sua tentativa de explicar os fenômenos, por meio da razão, foi o primeiro passo para se fazer ciência. Mas o que é ciência afinal?

Leia mais