O corpo humano



Caros colegas,

Nesta postagens vamos explanar como você pode ministar uma aula sobre o corpo humano de forma mais dinâmica, facilitando assim a ensino-aprendizagem do seu aluno.
Sabemos que este estudo e de grande importância para o desenvolvimento da criança, pois está aprendendo sobre o corpo humano e descobrir mais sobre ela mesma.
Então como isso pode ser feito, monte um plano de aula que inclua nos estudos sobre o corpo, a utilização de jogos, quebra-cabeças, figuaras para colorir, vídeos, leituras entre outros, porém adequando cada atividade e suas dificuldades a suas respectivas séries.

Segue alguns links para ajudar na montagem desta aula:

Jogos

http://www.sitedegames.com/jogar/id/328_esqueleto.htm

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/corpo-humano-corpo-humano.html

Desenhos para colorir

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/desenhos-para-colorir-corpo-humano/corpo-humano-15.php

Higiene Pessoal



Para manter a saúde do nosso corpo precisamos manter alguns cuidados com o mesmo, pois a falta de higiene facilita a entrada de vírus e bactérias em nosso organismo, podendo causar doenças.

Desde pequenos aprendemos os hábitos de higiene. Na escola, a professora reforça os cuidados que devemos ter com nosso corpo, e para termos saúde precisamos cuidar bem de nós mesmos, da nossa alimentação e do ambiente em que vivemos.

Alguns hábitos de higiene são importantes para que os micro-organismos não adentrem nosso corpo e também para tornarmos saudáveis. São eles:

- Escovar os dentes após as refeições, fazendo o uso de fio dental;

- Lavar as mãos antes de comer, pois os micro-organismos ficam alojados nelas e adentram pela nossa boca através dos alimentos;

- Lavar as mãos sempre que chegar da rua;

- Lavar as mãos e sempre dar descarga após o uso do sanitário;

- Não colocar objetos ou as mãos na boca;

- Tomar banho todos os dias e lavar os cabelos sempre que necessário, pois os mesmos acumulam muita sujeira;

- Andar calçado, pois os sapatos protegem os pés de sujeiras e objetos cortantes;

- Usar roupas limpas;

- Lavar o rosto ao acordar, retirando as sujeiras que se acumulam no canto dos olhos;

- Pentear os cabelos antes de ir para a escola ou outro lugar;

- Limpar o nariz, assuando-o na pia e lavando-o com água;

- Sempre cortar e limpar as unhas;

- Cortar os cabelos com frequência, para que cresçam fortes, com brilho e bonitos;

- Verificar se não há lêndeas e piolhos nos cabelos;

- Trocar meias constantemente, para não dar chulé nos sapatos;

- Não soltar flatos na frente de outras pessoas, além de ser nojento, é falta de educação;

- Manter a boa postura do corpo;

- Praticar exercícios físicos para relaxar e eliminar o estresse;

- Dormir, no mínimo, oito horas por noite.v


Aqui estão mais sugestões sobre o assunto:

Site:

Escola Kids


Vídeos



A importância da água



A água é fonte de vida, ela é necessária para a vida de todos os seres vivos. Bem, disso todos nós já sabemos,mas na disciplina Ciências, o tema água parece está muito fora da realidade dos alunos.A importância que a água tem deve ser passada de maneira realista relacionando com a realidade em que vivemos. Que o desperdício e a poluição estão diretamente ligados com as nossas ações. Ou seja, a importância da água deve está ligada a nossa realidade e não como um simples tema da disciplina Ciências.


Aqui estão algumas sugestões de como nós, futuros educares, podemos abordar este tema:

Informativo Ambiental


A Água

Site do Zeco

TV Cultura - Alô Escola

Brasil das águas

Vídeos







Jogos - Brincando e aprendendo

Há muito tempo os jogos de vídeo game é considerado, por pais e professores, o problema do mal comportamento das crianças e adolescentes. No livro intitulado, “A Máquina das crianças”, de Seymour Papert, no capitulo 1 trata, entre outros assuntos, de como os jogos de videogames pode ser uma ferramenta muito útil para transmitir conhecimento.
“[...] os videogames são brinquedos – eletrônicos, sem dúvida, mas brinquedos – e é claro que as crianças gostam mais de brinquedos do que de tarefas de casa. Por definição, brinquedo é diversão, tarefa de casa não. O que alguns pais podem não perceber, contudo, é que os videogames, sendo o primeiro exemplo de tecnologia de computação aplicada à fabricação de brinquedos, foram, sem dúvida a porta de entrada das crianças para o mundo da Informática. Estes brinquedos, habilitando as crianças a testarem idéias sobre como trabalhar dentro de regras e estruturas preestabelecidas de um modo como poucos outros brinquedos são capazes fazer, provaram ser capazes de ensinar os estudantes, de uma forma que muitos adultos invejariam, sobre as possibilidades e empecilhos de um sistema recém-apresentado.” (PAPERT, 1994 p. 12)

Atualmente, existem vários software voltados para a educação, como LOGO, é um jogo que envolve a matemática, onde uma tartaruga gráfica (veja a imagem acima), pronta para responder aos comandos do usuário. Uma vez que a linguagem é interpretada e interativa, o resultado é mostrado imediatamente após digitar-se o comando – incentivando o aprendizado.

Em Belém, foi criando o software que trata sobre a história da Cabanagem chamada de Revolta da Cabanagem, Criado pela Faculdade de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Pará, sob a coordenação do Prof. Manoel Ribeiro Filho.

Leia mais aqui

Aqui estão algumas sugestões de jogos on-line:

Ordenando os planetas

Brincando com Ciência

Jogo da memória - Sistema Solar

Os planetas

O Sistema Solar é constituído pelo Sol e pelo conjunto dos corpos celestes que se encontram no seu campo gravítico, e que compreende os planetas que atualmente compõem o sistema solar, em ordem de sol-espaço: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno. Plutão é considerado agora um planeta anão um corpo celeste muito semelhante a um planeta, dado que orbita em volta do Sol e possui gravidade suficiente para assumir uma forma com equilíbrio hidrostático (aproximadamente esférico), porém não possui uma órbita desimpedida, orbitando com milhares de outros pequenos corpos celestes.
Ainda não se sabe, ao certo, como o sistema solar foi formado. Existem várias teorias, mas apenas uma é atualmente aceita. Trata-se da Teoria Nebular ou Hipótese Nebular.
O Sol começou a brilhar quando o núcleo atingiu 10 milhões de graus Celsius, temperatura suficiente para iniciar reações de fusão nuclear. A radiação acabou por gerar um vento solar muito forte, conhecido como "onda de choque", que espalhou o gás e poeira restantes das redondezas da estrela recém-nascida para os planetas que se acabaram de formar a partir de enormes colisões entre os protoplanetas.


Leia mais:

O novo sistema solar

Como é constituido o sistema solar?

Vídeo


O sistema solar para as crianças


Utilizando o Windons Movie Maker




Utilizando Windows Movie Maker, como um recurso tecnológico na educação

O windows movier maker é um software que nos proporciona a edições de vídeos e fotos, este aplicativo possui um fácil manuseio por ser um programa simples, deste modo podemos usa-lo de um forma prática com nossos alunos em sala de aula. O tema que estamos tratando em nosso blog nesta semana é sobre a importância dos alimentos para o nosso desenvolvimento, como poderiamos expor este assunto através deste programa, podemos colocar imagens do alimentos, tabelas, vídeos do youtube e até mesmo experimentos feitos por nossos alunos através de um vídeo feito em sala, como este vídeo (acima) que foi produzido por nós, que foi filmado por uma câmera de celular comum e editado neste programa.
Assim podemos tornar a aula mas dinâmica e provocar em nossos alunos uma maior participação na disciplina.

Outra opção de tecnologia para incrementar as aulas de Ciências, os jogos online, são uma boa opção para as crianças aprenderem se divertindo. Como este jogo que postamos abaixo:

Jogo dos Alimentos

Este assunto aprofundaremos na próxima postagem.

Leia mais sobre os alimentos:

A Alimentação desde a nascença até depois dos 3 anos

A importâncias dos alimentos

Alimentação balanceada