Jogos - Brincando e aprendendo

Há muito tempo os jogos de vídeo game é considerado, por pais e professores, o problema do mal comportamento das crianças e adolescentes. No livro intitulado, “A Máquina das crianças”, de Seymour Papert, no capitulo 1 trata, entre outros assuntos, de como os jogos de videogames pode ser uma ferramenta muito útil para transmitir conhecimento.
“[...] os videogames são brinquedos – eletrônicos, sem dúvida, mas brinquedos – e é claro que as crianças gostam mais de brinquedos do que de tarefas de casa. Por definição, brinquedo é diversão, tarefa de casa não. O que alguns pais podem não perceber, contudo, é que os videogames, sendo o primeiro exemplo de tecnologia de computação aplicada à fabricação de brinquedos, foram, sem dúvida a porta de entrada das crianças para o mundo da Informática. Estes brinquedos, habilitando as crianças a testarem idéias sobre como trabalhar dentro de regras e estruturas preestabelecidas de um modo como poucos outros brinquedos são capazes fazer, provaram ser capazes de ensinar os estudantes, de uma forma que muitos adultos invejariam, sobre as possibilidades e empecilhos de um sistema recém-apresentado.” (PAPERT, 1994 p. 12)

Atualmente, existem vários software voltados para a educação, como LOGO, é um jogo que envolve a matemática, onde uma tartaruga gráfica (veja a imagem acima), pronta para responder aos comandos do usuário. Uma vez que a linguagem é interpretada e interativa, o resultado é mostrado imediatamente após digitar-se o comando – incentivando o aprendizado.

Em Belém, foi criando o software que trata sobre a história da Cabanagem chamada de Revolta da Cabanagem, Criado pela Faculdade de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Pará, sob a coordenação do Prof. Manoel Ribeiro Filho.

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Aqui estão algumas sugestões de jogos on-line:

Ordenando os planetas

Brincando com Ciência

Jogo da memória - Sistema Solar

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